Ranking: Janeiro de 2015

A partir deste ranking mensal, os membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos também poderão submeter as suas avaliações para títulos lançados na plataforma video on demand, o que ampliará não somente o número de títulos a aparecer nos resultados, como também a listagem de filmes elegíveis para o Blog de Ouro, nossa premiação anual.

 

A princípio parece uma história edificante sobre um músico determinado e o maestro rigoroso que, com seus métodos pouco ortodoxos, o empurrará rumo à excelência. Com uma abordagem semelhante à feita em filmes como Shine e Cisne Negro, Whiplash evita o preto no branco e trabalha em zonas cinzentas.


Erika Liporaci (RJ)Whiplash: Em Busca da Perfeição
Erika Liporaci, Artes & Subversão

 

Em um mês agitado para os cinéfilos interessados em realizar maratonas com filmes finalistas ao Oscar, janeiro traz como destaque “Whiplash: Em Busca da Perfeição”, vencedor em três categorias: Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante (J.K. Simmons). Um pouco atrás aparece “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, então o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme.

.

Iñarritu não poupa ninguém, desde os estúdios que vomitam continuações atrás de continuações, passando pela imprensa, que se mostra superficial mais interessada em repercutir escândalos e flagras constrangedores do que divulgar bons artistas e seus trabalhos, até mesmo a própria crítica que, para o filme, muitas vezes se limita a prender os produtos e artistas a determinados rótulos e ideias preconcebidas do que realizar qualquer esforço analítico verdadeiro.

.

Lucas Ravazzano (BA)Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Lucas Ravazzano, Rapsódia Boêmia

.

Outros filmes da temporada Oscar aparecem com destaque na lista, como “Timbuktu”, “Leviatã”, “Foxcatcher” e “Livre”, mas é importante também observar algumas opções do circuito alternativo com ótima visibilidade, como “O Segredo das Águas”. Do veterano Brian De Palma, “Paixão” é o único filme lançado no país exclusivamente em video on demand a atingir a amostragem mínima para figurar no ranking.

 

Há lugar para beleza e delicadeza nesse filme, mas a diretora nunca permite que isso se torne um subterfúgio estético maior que os dramas de seus personagens.

.

Rafael CarvalhoO Segredo das Águas
Rafael Carvalho, Moviola Digital

 

Entre as produções nacionais, o documentário “Cássia” e a ficção “Depois da Chuva” foram apreciados pela maioria dos membros, enquanto “Amor, Plástico e Barulho” dividiu opiniões. “Busca Implacável 3” vem como o lanterna da vez, obtendo uma das médias mais baixas já registradas em um ranking mensal.

.

SBBC - Ranking de Janeiro-2015

Um comentário sobre “Ranking: Janeiro de 2015

Deixe um comentário